quarta-feira, 21 de junho de 2017

Como melhor posicionar o violão para tocar - parte 3

  Penso sempre que o momento de uma apresentação musical em público é o produto final de todo esforço que fazemos para obter o melhor resultado do que estudamos, treinamos, ensaiamos etc. 
Portanto, neste momento, devemos aplicar tudo o que foi trabalhado previamente em casa, não importando se vamos nos apresentar em um palco profissional ou numa simples rodinha de amigos.
Falando ainda sobre como posicionar o violão, vamos considerar alguns fatores que entram em questão na hora da performance “ao vivo”.
Na hora do show, em relação à posição do violão, temos que adotar aquela que nos oferece maior conforto e segurança, já que precisamos nos sentir livres e seguros pra que haja preocupação somente com a interpretação musical.
No meu caso, por exemplo, eu venho, há muitos anos, tocando em pé, com o violão suspenso pela alça (correia ou talabarte, são outros nomes...). É uma postura que tem a ver com o meu jeito, com a minha personalidade para tocar. Gosto de ter liberdade e transitar em todo palco. 
Em relação a posição do violão, a postura “em pé” é muito parecida com aquela do violão na perna esquerda, já que o instrumento fica bem rente ao peito e com o braço num ângulo de mais ou menos 45º em relação ao corpo, oferecendo os mesmos recursos da postura na perna esquerda. Sim, o violão fica mais solto e temos que ajudar firmando-o com o braço direito, o que pode nos tirar um pouco da mobilidade do braço como um todo. Mas tudo isso são coisas que a gente se acostuma.
Neste caso, o preparo prévio, ou, o ensaio, já tem que ser na posição “em pé” também.
Ainda nesta posição, costumo apoiar a perna, direita ou esquerda, sobre uma cadeira ou até mesmo sobre o monitor ou caixa de retorno (atitude que os donos das empresas de som não gostam muito por sinal). Faço isso para explorar a performance mas também para ter maior segurança em momentos de solos mais complexos. Funciona bem. Só que, como falei antes, a gente tem que se acostumar.

No próximo texto falarei sobre as posições no palco tocando sentado.

Conheça o Curso Violão Gaúcho
treinamento online 
aprendizado e aplicação do violão na música gaúcha