quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Curso Violão Gaúcho - metodologia / parte 3

Metodologia T.R.E.M. 

Dentro da sistemática usada no Curso Violão Gaúcho, trabalhamos com 4 pilares básicos para desenvolver o conteúdo musical através do violão. Todos eles visando uma área especial do aprendizado do instrumento.

Já falamos da analogia feita de acordo com as 4 letras iniciais de cada pilar, que, juntas formarão a palavra TREM. Falamos também que a comparação é ótima, pois dá-se ênfase ao mesmos aspectos que colocam um trem em movimento, claro que, aqui, vistos sob a ótica musical.
Falamos anteriormente da letra “T”, correspondendo ao item Técnica.
Hoje, vamos analisar a letra “R” que inicia a palavra Ritmo, e, com isso, analisemos a importância deste item.
Os ritmos musicais, acima de tudo os utilizados na música gaúcha, são o motor, que colocam a máquina em movimento. 
Associada a este fator, a mão direita (MD), que, via de regra é a responsável pela condução rítmica, assume importante papel na manutenção rítmica.
Se a MD é a máquina, que bota o trem em movimento, ela é o motor que coloca a música a andar. Se ela para, a música também para (a menos que a parada seja necessária).
Por isso, ressalto com muita veemência que a mão direita é o motorzinho que liga no inicio e desliga só no final da música.
Desta forma, sabemos nós que, um motor, para estar em perfeito funcionamento, deve estar em dia com a manutenção e os cuidados necessários para que funcione corretamente. Da mesma forma, a MD deve estar sempre treinada para a execução rítmica, tanto do ponto de vista físico quanto neuromotor.
Por isso, no Curso Violão Gaúcho, fazemos um preparo prévio da MD antes de estudarmos os ritmos e também estabelecemos uma série de exercícios para mantê-la em dia, para que o “motor” esteja sempre em condições de colocar o TREM em funcionamento.

Curso Violão Gaúcho
mentoria online
para aprendizado & aplicação 

do violão na Música Gaúcha
WhatsApp 51-98245 1055